sábado, 22 de fevereiro de 2014

Vida Para Além das Margens




O rio que tudo arrasta, diz-se que é violento. Mas ninguém chama violentas às margens que o comprimem.


Bertolt Brecht

6 comentários:

  1. A harmonia tem caminhos tão sinuosos...!

    Beijo :)

    ResponderEliminar
  2. Existem torrentes que não podem ser sustidas, umas são da natureza, outras da natureza humana que impelida, através da sonegação de direitos e opressão, provoca caudais sociais ou individuais que não podem ser contidos. Raramente esses movimentos não trazem em si violência associada.
    xx

    ResponderEliminar
  3. Alinhem-se as pedras e as veredas
    Amenizem-se os vales
    e o rio se acalmará, num leito sereno

    Acho que não adianta explicar metáforas, é melhor fazê-lo criando outras

    ResponderEliminar
  4. Olá, querida Cristina!

    Como tem passado? Com este tempo, ninguém pode estar bem. ESTOU FARTA! VOU EMIGRAR, nem que seja um fim de semana, para o Dubai.

    Bem, em relação a este dramaturgo, pensador, enfermeiro e "louco" (vê-se, logo, pela foto) não tenho nada a acrescentar, porque sou DIAMETRALMENTE OPOSTA, a ele e às suas ideias.

    Eu sei com que intenção, ele disse esta frase, aliás, como disse muitas do género, mas vou passar à frente, não, por falta de argumentos, mas porque não vale a pena "gastar cera com ruim defunto", e também não quero gastar energias nem mente, com tanto "intelectualismo", PORQUE EU SOU POVO, E CANTO ESPERANÇA!

    Como não gosto, não me entendo com rios, mares, oceanos (bem, há exceções. Tenho um no blogue, onde navego, mergulho, vou ao "fundo" e sinto-me AZUL, multicolor, melhor dizendo, "realizada", amada), não estou de acordo com a frase do Sr. Brecht, que até era alemão, mas que, depois, emigrou, e fez ele muito bem (o país tinha de avançar, e estorvar, não era o pretendido). Antes e agora, está na moda. A propósito, adorei ver o Fernando Tordo, no aeroporto, com destino ao Brasil (por que não teria ele ido para a Ucrânia, lutar ao lado dos oprimidos, ou para a Coreia do Norte, por exemplo? Ah! Não aceitam já mais gente) com aquelas roupas já da nova estação e com as cores dela: coral e verde, mas foi mera coincidência, e ainda diz a escritora Margarida Rebelo Pinto, que às vezes, tem umas saídas fora do contexto, que "Não há coincidências" .

    Ora, voltando, ao que cá me trouxe, ou seja, comentar a sua publicação, acho que os rios são sempre invasores e quando lhes dá na "real gana", devastam tudo por onde passam. São mais que Bárbaros! As margens, coitadinhas, sofrem cada enxurrada, que nem dá para classificar, e calam-se, pobrezinhas.

    TODOD O RIO TEM DE TER MARGENS, PARA CONTER OS ÍMPETOS ANIMAIS, GRUTESCOS E IRRACIONAIS DOS MESMOS, OU DE "PESSOAL" DO GÉNERO.

    CONTENÇÃO E PONDERAÇÃO SÃO PALAVRAS A TER EM CONTA, SENHORES RIOS DESTRAVADOS, GERALMENTE DE "CAUDAL" ABUNDANTE, MAS SEM NOÇÃO, NEM ORIENTAÇÃO.

    Quanto maior for a confusão, melhor, pensam eles. QUE DEUS LHES PERDOE!

    Bom domingo!

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  5. As metáforas têm destas coisas...lembrei-me desta citação, devido à mudança de nome do meu blogue. Não existe qualquer outra intenção nem conotação da minha parte...
    Um bom dia para todos...

    ResponderEliminar
  6. Conheço este pensar e sempre fico a refletir sobre sua profundidade.
    Difícil mesmo traduzir uma parte na outra parte.
    Mas que eles corram livres sempre é o nosso maior sonhos.

    Abraços amiga,
    Beijo,

    ResponderEliminar